segunda-feira, 9 de maio de 2011

Reino Protista

Plasmodium
O Plasmodium é um parasita unicelular protozoário, que infecta os eritrócitos, causando aMalária. É espalhado em seres humanos pela picada da fêmea do mosquito Anopheles. São parasitas esporozoides das células sanguineas. Têm diversas formas, de acordo com a fase do ciclo de vida, e em média cerca de 1-2 micrómetros de diâmetro (a hemácia tem cerca de 7 micrómetros). Têm duas fases de reprodução, assexual no ser humano e sexual no mosquito.
Há quatro espécies que infectam humanos: P.falciparum, P.vivax, P.ovale e P.malariae.O ciclo de vida do Plasmódio inicia-se com a picada de uma pessoa por um mosquito fêmea do gênero Anopheles. Ele imediatamente antes de sugar o sangue dos capilares injecta pequena quantidade de saliva anticoagulante rica em Plasmódios na corrente sanguínea (só são necessários 10 para causar a infecção).


Paramecium
É um género bem conhecido de protozoários ciliados normalmente estudado como representante daquele grupo. São organismos unicelulares em forma de sola de sapato, com dimensões entre 50 e 300 micra, dependendo das espécies. O corpo das paramécias é coberto de cílios simples, mas o sulco oral (a "boca") contém pequenos cílios orais compostos, que são típicos da ordem Peniculida. As paramécias habitam a água doce e são especialmente frequentes em pequenas poças de água suja (por exemplo, perto de estábulos).Pode ingerir cerca de 5.000.000 de protozoários em 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário